segunda-feira, 30 de agosto de 2010

QUIZ: Literatura Portuguesa



Para testar os teus conhecimentos literários, clica na imagem ao lado.

LIVRO de José Luís Peixoto


Eis a capa de Livro, editado pela Quetzal, o quarto romance de José Luís Peixoto, com data de chegada às livrarias prevista para 24 de Setembro, segundo o blog Bibliotecário de Babel.
"Livro" aborda a História recente de Portugal, "de acontecimentos dos últimos 50 anos, com destaque para a vaga de emigração para França, uma aventura que milhões de portugueses empreenderam em busca de uma vida melhor", nas palavras do próprio autor, tal como divulgava o JN em 2009.
Ler este artigo do JN aqui.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

It's a book, stupid!



Lane Smith é um dos autores do blogue Curious Pages e de livros como The Stinky Cheese Man e The True Story of the Three Little Pigs. Este pequeno vídeo é o booktrailer de It’s a Book que encontrei no blog "O Jardim Assombrado" de Carla Maia de Almeida. Leva à já tão frequente reflexão sobre o possível desaparecimento do livro em suporte de papel. Não creio que aconteça!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Viajar pela memória em tempo de férias-parte I


Em férias, procuramos alguns prazeres de que somos privados durante o extenuante período de trabalho. Neste tempo de descanso, revivem-se experiências, sentimentos, músicas, filmes, livros, um infindável número de momentos que nos marcaram.
The Million Dollar Hotel, de Wim Wenders, em cujo argumento Bono Vox participou, é um filme belíssimo, carregado de poesia, que não me canso de ver. Saboreiem este vídeo e comovam-se ouvindo a música dos U2 -"The ground beneath her feet", com letra do grande escritor Salman Rushdie. Este é também o título de um romance deste mesmo autor. Maravilhoso!

Viajar pela memória em tempo de férias-parte II


Ouvir Siouxsie and the Banshees e rever o magnífico filme Marie Antoinette, de Sophia Coppola, foram alguns dos prazeres de que desfrutei em tempo de férias. Aqui fica um excerto deste filme e um exemplo da sua extraordinária banda sonora:



Principezinho abandona as páginas e mergulha num mundo virtual


No suplemento ípsilon do jornal Público é feito o extraordinário anúncio:

"Vão em breve poder matar saudades do Principezinho todos aqueles que nunca mais conseguiram ver o desenho de um chapéu sem se interrogarem se não estarão, afinal, a olhar para uma jibóia que acabou de engolir um elefante. Para o ano que vem estão já anunciados um filme de animação em 3D, uma ambiciosa série televisiva em 52 episódios e um jogo de vídeo. E a editora Gallimard anunciou que planeia publicar uma centena de títulos relacionados com o livro de Saint-Exupéry, que, desde o seu lançamento em 1943, já vendeu cerca de 80 milhões de cópias."

Mais informação aqui

"José & Pilar"

Uma espécie de "Big Brother da vida de Saramago"

Na 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que decorreu de 4 a 8 de Agosto, no Brasil, e por onde passaram, entre outros, Salman Rushdie, Isabel Allende e os cartoonistas Robert Crumb e Gilbert Shelton, a noite de 7 de Agosto, sábado, foi de homenagem a José Saramago. O português Miguel Gonçalves Mendes quis fazer "um filme sobre a intimidade de duas pessoas extraordinárias", como notou o jornalista e escritor brasileiro Arthur Dapieve, que conduziu a conversa que se seguiu com o realizador que durante três anos filmou a vida do Prémio Nobel.

Mais informação sobre este assunto no suplemento ípsilon do jornal Público