sábado, 30 de maio de 2009

A Princesa e a Ervilha em Slideboom

Trabalho realizado pela professora Rosa Barbosa da EBI de Vila Cova

As Coordenadas do Sonho - Conto Colaborativo

Myebook - As coordenadas do sonho - click here to open my ebook

Trabalho realizado pelo professor Aires Vaz a partir do conto colaborativo criado pelos alunos do 3º Ciclo da EBI de Vila Cova

O Capuchinho Vermelho - reconto em "Slideboom"

Este trabalho foi criado por Alice Azevedo a partir do reconto modernizado da história tradicional "O Capuchinho Vermelho" criado pelo aluno Bruno Fernandes do 7º C.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Capuchinho Vermelho - a verdadeira história

Este trabalho foi criado por Alice Azevedo a partir do reconto modernizado da história tradicional "O Capuchinho Vermelho" criado pelo aluno Bruno Fernandes do 7º C.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Cavaleiro da Dinamarca - Um reconto

Este trabalho teve como ponto de partida gravuras criadas pelos alunos de sétimo ano da Escola Básica Integrada de Vila Cova, na disciplina de Educação Visual, de momentos seleccionados da acção da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, alvo de estudo nas aulas de Língua Portuguesa. Pretende-se desenvolver nos alunos o sentido estético e artístico aliado às competências de leitura, síntese e oralidade. Este trabalho constitui, igualmente, um bom exemplo de articulação disciplinar, graças ao contributo da docente Ana Teresa Coelho.
Foram utilizadas ferramentas Web 2.0 como o "Svrecorder" e o "VuVox Collage".

O Cavaleiro da Dinamarca - Um reconto usando "Vuvox Collage"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia Internacional da Família - 15 de Maio

Para comemorar o Dia Internacional da Família constrói a árvore genealógica da tua família. Para isso, basta que te registes em http://www.meusparentes.com.pt/# e sigas as instruções. É fácil e divertido.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Visita virtual ao Museu do Prado



Podes visitar o Museu do Prado, sem te deslocares a Madrid, numa viagem virtual. Clica no quadro de Velazquez

18 de Maio de 2009 - Dia Internacional dos Museus

No Dia Internacional dos Museus- 18 de Maio - o Instituto dos Museus e da Conservação tem para oferecer uma série de actividades para todas as idades, incluindo para as famílias.
No entanto, no teu concelho de Barcelos, poderás visitar o Museu da Olaria.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

As linguagens estética e metafórica

A partir de um texto colaborativo, pretende-se que os alunos seleccionem palavras com alguma carga simbólica e que lhes associem quadros de pintores famosos por elas sugeridos. A impressão com que ficam desse quadro é materializada em palavras com valor metafórico. Esta actividade constitui uma forma de interpretação de um texto e um contacto com expressões artísticas diversas, desde a pintura à música. Poderá proporcionar a articulação entre disciplinas como a Língua Portuguesa, a Educação Visual e a História.

Os Livros


Na leitura, a amizade é subitamente reconduzida à sua pureza primordial. Com os livros, nada de amabilidades. Se passamos a noite com esses amigos, é porque assim verdadeiramente nos apetece. A eles, pelo menos, só a contragosto é que muitas vezes os deixamos, não há nenhum daqueles pensamentos que estragam a amizade. «Que pensarão de nós? Ter-lhes-emos agradado?» E não há receio de sermos esquecidos. Todas essas agitações da amizade expiram no limiar desta amizade pura e calma que é a leitura.”

Marcel Proust, O Prazer da Leitura